sábado, 31 de outubro de 2009

A REFORMA PROTESTANTE


Não há como negar a influência da reforma em nosso século. Qualquer livro de história que aborde o tema: idade média, tem obrigatoriamente a necessidade de discorrer sobre um dos principais marcos dessa época que veio a ser conhecido como “A Reforma Protestante”, liderada pelo monge agostiniano Martinho Lutero. Todavia, apesar de tão velho (quase 500 anos) ainda é um tema vivo em debate hoje em dia.

Mas o que venha a ser “A Reforma Protestante” ? Por que começou ? Quais foram as suas principais causas ? Quem foram seus líderes ? Não pretendendo ser prolixos ao analisarmos este assunto, mesmo porque, existem livros abalizados para tratar de forma exaustiva desse tema desejamos dar apenas uma sinopse do mesmo.

UMA ÉPOCA PARA REFORMAS, antes de adentrarmos ao tema proposto, vamos acentuar as razões que levaram à causa. Os historiógrafos mostram que ao fim da idade média os fundamentos do velho mundo estavam ruindo. Houve várias transformações nessa época, mesmo antes, cuja importância não podem ser alienadas do pano de fundo histórico da reforma. As mudanças foram cada vez mais acentuadas com as descobertas de novos mundos por Colombo e Cabral . A idéia de um estado universal foi cedendo lugar ao conceito de nação-estado. Com a formação das cidades, a economia comercial tomou lugar da feudal. Isso teve conseqüências sociais, pois o estilo de vida das pessoas começou a ascender formando uma classe média forte - a burguesia. Também no campo da cultura e da arte com o surgimento do Renascimento as transformações intelectuais fizeram com que o protestantismo encontrasse apoio para seu desenvolvimento. Urge rememorar que todas essas mudanças afetavam direta ou indiretamente a Igreja Católica Romana. Mas nenhuma delas talvez, se fez sentir mais, do que as que ocorreram no campo religioso.
ANTECEDENTES DA REFORMA
é claro que de acordo com os pressupostos históricos que o historiador vier aplicar na interpretação da reforma, irá determinar a sua causa. Assim, temos várias correntes e escolas pelas quais os historiadores farão sua análise crítica da reforma de maneira puramente racionalista secular, tais como aquelas que só vêem as causas da reforma nos fatores político-sociais, outros no fator da economia e outros ainda vêem a reforma puramente como produto do intelectualismo. Entretanto, uma cosmovisão puramente racionalista tende a distorcer a definição e dar razões incompletas e deficientes à verdadeira origem da reforma. Ora, se analisarmos o assunto somente sob a ótica religiosa, ignorando a corroboração de todos esses fatores seculares e o impacto que tiveram sobre o movimento reformista é tão errado quanto analisar a reforma sem levar em conta a sua principal causa, qual seja, a religiosa. Na verdade, a reforma protestante nada mais é do que o cumprimento de um clamor por mudança religiosa, ainda que de maneira esporádica através dos anos anteriores à própria origem da reforma. Vejamos então:

Nas últimas décadas da Idade Média, a igreja ocidental viveu um período de decadência que favoreceu o desenvolvimento do grande cisma do Ocidente, registrado entre 1378 e 1417, e que teve entre suas principais causas a transferência da sede papal para a cidade francesa de Avignon e a eleição simultânea de dois e até de três pontífices. O surgimento do "conciliarismo" - doutrina decorrente do cisma, que subordinava a autoridade do papa à comunidade dos fiéis representada pelo concílio - bem como o nepotismo e a imoralidade de alguns pontífices demonstraram a necessidade de uma reforma radical no seio da igreja. Por outro lado, já haviam surgido no interior da igreja movimentos reformistas que pregavam uma vida cristã mais consentânea com o Evangelho. No século XIII surgiram as ordens mendicantes, com a figura de são Francisco de Assis. Outros movimentos reformistas surgiram em aberta oposição à hierarquia eclesiástica. No século XII os valdenses, conhecidos como "os pobres de Lyon" ou "os pobres de Cristo", questionaram a autoridade eclesiástica, o purgatório e as indulgências. Os cátaros ou albigenses defenderam nos séculos XII e XIII um ascetismo exacerbado, considerando a si mesmos os únicos puros e perfeitos. Os Petrobrussianos rejeitavam a missa e defendiam o casamento dos padres. No século XIV, na Inglaterra, John Wycliffe defendeu idéias que seriam reconhecidas pelo movimento protestante, como a posse do mundo por Deus, a secularização dos bens eclesiásticos, o fortalecimento do poder temporal do rei como vigário de Cristo e a negação da presença corpórea de Cristo na eucaristia. As idéias de Wycliffe exerceram influência sobre o reformador tcheco João Huss e seus seguidores no território da Boêmia, os hussitas e os taboritas, nos séculos XIV e XV. Entre essas vozes protestantes estava também a do monge dominicano Girolamo Savanarola o qual, a mando do papa, foi preso, torturado e enforcado.

Em posição intermediária entre a fidelidade e a crítica à igreja romana situou-se Erasmo de Rotterdam. Seu profundo humanismo, conciliatório e radicalmente oposto à violência, embora não isento de ambigüidade, levou-o a dar passos importantes em direção à Reforma, como a tradução latina do Novo Testamento, afastando-se da versão oficial da Vulgata; ou a sátira contra o papa Júlio II, de 1513.
O ESTOPIM PARA A REFORMA a faísca veio em 1517, ocasião em que a campanha das indulgências para a basílica de São Pedro em Roma estava a todo vapor. Tetzel um padre dominicano, pregava sobre as indulgências com grande exibicionismo: diz que cada vez que cai a moeda na bolsa do frade, uma alma sai do purgatório.

Diante disso, Lutero resolveu protestar fixando suas 95 teses condenando o uso das indulgências. A resposta do papa Leão X, veio na bula “Exsurge Domine” ameaçando Lutero de excomunhão. Mas já era tarde demais pois as teses de Lutero já haviam sido distribuídas por toda a Alemanha. Lutero então foi chamado a comparecer a dieta de Worms para se retratar. Porém respondeu ele que não poderia se retratar de nada do que disse. Foi na dieta de Spira em 1529 que os cristãos reformistas foram apelidados pela primeira vez de “protestantes”, devido ao protesto que os príncipes alemães fez ante o autoritarismo do catolicismo.

Nessa época, os ideais da reforma já estavam estourando em diversas partes como em Zurique sob o comando de Zuinglio, na França sob a liderança de Calvino e nos paises baixos.

Em todos estes paises houve perseguição aos reformadores e aos novos protestantes. A perseguição veio se intensificar ainda mais com a chamada “Contra Reforma” promovida pelo catolicismo, como método de represália. O movimento de reforma foi seguido de cem anos de guerras religiosas dos reis católicos contra os protestantes. Mas a reforma prosperou pois não era obra de homem mas de Deus! Igrejas protestantes foram fundadas em todas as partes do mundo. Hoje graças a Deus, uma grande parcela da população Ocidental é protestante. E o Brasil caminha a passos largos para ser conquistado totalmente pelo protestantismo.

REFORMADORES

Martinho Lutero: Nasceu na cidade Eisleben, em 10 de Novembro de 1483. Veio de uma família humilde, seus pais Hans Luther e sua mãe Margarete Ziegler Luther eram camponeses. Teve uma próspera carreira acadêmica: foi ordenado sacerdote em 1507 entrando na ordem agostiniana, estudou filosofia na Universidade de Erfurt, doutorou-se em teologia e lecionou como professor em Wittemberg. Também recebeu o grau de mestre em artes. Lutero deixou oficialmente a igreja romana em 1521.

Huldreich Zwinglio: Nasceu em 1484 no povoado de Wildhaus, da família de fazendeiros, Zwinglio, recebeu o grau de bacharel em artes estudando nas Universidades de Viena e Basiléia. Antes disso, havia se tornado sacerdote católico onde Glarus foi sua primeira paróquia. Por volta de 1519, já sob a influencia dos escritos de Erasmo e Lutero, começou a pregar em Zurique, contra certos abusos da Igreja Católica e logo em seguida a deixou, convertendo-se.

João Calvino: Nasceu em 1509 na cidade francesa de Nóyon na Picardia. Seu pai era cidadão abastado e por isso se valeu do benefício de estudar na Universidade de Paris. Depois foi estudar advocacia na Universidade de Orleans e em Bourgs. Calvino converteu-se às idéias reformadas em 1533. Foi forçado a abandonar a França por colaborar com a reforma, instalando-se em Basiléia onde terminou sua obra “As Institutas da Religião Cristã”.

João Knox: (1515-72) era padre escocês, cerca de 1540, começou a pregar idéias da Reforma. Em 1547 foi preso pelo exercito Francês e mandado para a França. Passou por Genebra onde absorveu de modo completo a doutrina de Calvino. Em 1559 voltou a Escócia para liderar um movimento de Reforma Nacional.

"Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria"

Sola Scriptura: A Escritura Sagrada é suficiente para dirigir a fé e a conduta do cristão genuíno. Nada mais tem autoridade igual ou superior à da Bíblia. Rejeitamos, portanto, as tradições e as novas revelações que acrescentam coisas à Escritura. As tradições, embora tenham o seu valor, podem ser contaminadas (e muitas vezes o foram) pela corrupção humana, passando a ser anti-bíblicas. As novas revelações que adicionam doutrinas ou normas de vida ao que está escrito comprometem a suficiência da Palavra de Deus.

Sola Gratia: Nossa salvação se dá somente pela graça (favor imerecido) de Deus; não existe nem mesmo uma centelha de bondade no homem que tenha movido o criador a salvá-lo.

Sola Fide: O único meio pelo qual o homem pode se achegar a Deus é mediante a fé no sacrifício perfeito e substitutivo de Jesus Cristo. Obra alguma pode tomar o lugar da fé, que é um dom de Deus.

Solus Christus: O único objeto da fé é Jesus Cristo. Ele é o salvador dos homens, o único caminho que nos leva a Deus. Qualquer outro tipo de mediação entre Deus e os homens que não seja por Jesus é invenção de mentes contaminadas pelo erro.

Soli Deo Gloria: A Deus toda a glória. Nada deve ser atribuído a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, vivo ou morto ou ordenança de igreja alguma a não ser a própria pessoa de Cristo; não podemos nos gloriar em nada, nem a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, morto ou vivo, ou ordenança de igreja alguma. Tudo vem de Deus por Cristo.

Rm. 11:6 "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça".

Ef. 2:8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus".

Diferença entre Lobos e Pastores.


1) Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas.
2) Pastores gostam de convívio, lobos gostam de reuniões.
3) Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra de holofotes.
4) Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar.
5) Pastores têm autoridade espiritual, lobos são autoritários e dominadores.
6) Pastores têm esposas, lobos têm coadjuvantes.
7) Pastores têm fraquezas, lobos são poderosos.
8) Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeças.
9) Pastores apaziguam as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas.
10) Pastores têm senso de humor, lobos se levam a sério.
11) Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade.
12) Pastores têm amigos, lobos têm fãs admiradores.
13) Pastores se extasiam com o mistério, lobos aplicam técnicas religiosas.
14) Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que não vivem.
15) Pastores vivem de ofertas, lobos enriquecem.
16) Pastores ensinam com a vida, lobos pretendem ensinar com discursos.
17) Pastores sabem orar no secreto, lobos só oram em público.
18) Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas.
19) Pastores são pessoas humanas reais, lobos são personagens religiosos caricatos.
20) Pastores vão com temor para o púlpito, lobos vão displicentes para o palco.
21) Pastores são apascentadores, lobos são marqueteiros.
22) Pastores são servos humildes, lobos são chefes orgulhosos.
23) Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.
24) Pastores apontam para Cristo, lobos apontam para si mesmos e para a instituição.
25) Pastores são usados por Deus, lobos usam as ovelhas em nome de Deus.
26) Pastores se deixam conhecer, lobos se distanciam e ninguém chega perto.
27) Pastores sujam os pés nas estradas, lobos vivem em palácios e templos.
28) Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam das ovelhas.
29) Pastores buscam a discrição, lobos se autopromovem.

30) Pastores conhecem, vivem e pregam a graça, lobos vivem sem a lei e pregam a lei.
31) Pastores usam as Escrituras como texto inspirado, lobos usam as Escrituras como pretexto criado.
32) Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos só teêm projetos pessoais.
33) Pastores vivem uma fé encarnada, lobos vivem uma fé espiritualizada.
34) Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem adultas, lobos perpetuam a infantilização das ovelhas.
35) Pastores lidam com a complexidade da vida sem respostas prontas, lobos lidam com técnicas pragmáticas com jargão religioso.
36) Pastores confessam seus pecados, lobos expõem o pecado dos outros.
37) Pastores pregam o Evangelho, lobos fazem propaganda do Evangelho.
38) Pastores são simples e comuns, lobos são vaidosos e se fazem especiais.
39) Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e títulos.
40) Pastores são transparentes, lobos têm agendas secretas.
41) Pastores dirigem igrejas-locais, lobos dirigem igrejas-empresas.
42) Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.
43) Pastores trabalham em equipe, lobos são prima-donas.
44) Pastores ajudam as ovelhas a seguir livremente a Cristo, lobos geram ovelhas dependentes e seguidoras deles.
45) Pastores constroem vínculos de interdependência, lobos aprisionam em vínculos de co-dependência.




Texto muito interessante. Nos proporcionou uma reflexão profunda sobre o verdadeiro pastorado.


Fonte: Marcas de Cristo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Encontro é Tremendo!

Mas 14 vidas foram transformadas e impactadas, ao passarem pelo Encontro com Deus

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A família e a crise de autoridade


A questão da autoridade em nossos dias, está muito desgastada. O tema sofre do uso excessivo e da sua má aplicação. O mal exemplo vem de cima e as bases se rebelam, quando são obrigadas a se submeter a códigos de lei e de conduta que as próprias auturidades se incumbem de menosprezar. Esse menoscabo é nocivo para todos, pois instaura-se um sistema de em que cada um faz a sua própria lei.

Na vida pública,a questão da autoridade é regulada pelos códigos de conduta e pelos direitos do cidadão. A cidadania está mais valorizada hoje, porém, nem todos conhecem os seus direitos e deles fazem uso. Dentre os direitos do cidadão, por exemplo, está o direito de intocabilidade do corpo. Quando qualquer autoridade usa de formas de coação, tortura ou aplica tratamentos degradantes para com o cidadão, ela incorre em algo que é preceituado por lei, chamado de abuso de autoridade, passando a estar sujeita às penas previstas.

Na família, vive-se os dois extremos: frouxidão ou exesso de autoridade.Laisser-faire ou autoritarismo. E, com isso, quem sempre sai perdendo são os filhos que criam sem orientações balizadoras para uma boa conduta sicial.

1
A rebeldia dos tempos modernos

Escrevendo a irmãos em Cristo de seu tempo, o apóstolo Pedro alertou quanto a existência de falsos mestres que, andando segundo a carne, ´´desprezam as autoridades ``(
2. Pe 2-10).
Dá para se perceber que o problema, então, é de longa data. Mas, os idosos costumam dizer que ´´as coisas estão muito mudadas``, já não são ´´como antigamente``. Então, isto pode ser um indício de que vivemos dias em que a questão da autoridade sofre do mal do ´´pouco casa``. Caiu-se num sistema depreciativo da autoridade, e isto tem levado a uma acerbação deste sentimento em que sofrem as instituições, e a família não fica para trás.

As conquistas sociais forjaram várias gerações de jovens que abraçaram, de certa forma, um ideal de liberdade. Somem-se os novos ventos de democracia soprados sobre países que, dura e cluelmente, experimentaram, em em algum período, algum tipo de censura sobre sua democracia. Saiu do extremo da repressão para o extremo da liberação. Muitos jovens embarcaram nesta canoa furada do ´´sigo a minha consciência, faço o que me dá prazer`` e, assim, perdeu-se o controle da situação.

Muitos pais reclamam da rebeldia dos filhos: crianças que não gostam de estudar; adolescentes que fogem da escola; jovens e adolescentes que se envolvem com as drogas. Somem-se a isso, também, as facilidades para relacionamentos sexuais ilícitos; a influência nociva dos meios de comunicação de massa; dentre outras questões graves de nossos dias. Mas, devemos também olhar o outro lado da moeda, e lembrar do afrouxamento do controle do comportamento dos filhos por parte de pais que não querem prove-los de uma educação responsável. O fato é que filhos-problema podem revelar a exist^Çencia de pais-problema. A psicologia tem mostrado que quando um filho se evereda pelo caminho das drogas, a família já ficou doente antes. Em uma família saudável, ninguém usa drogas ou abusa do álcool.

Tudo isso leva-nos à compreensão de que vivemos dias difíceis, à semelhança do alerta dado por Paulo a seu filho, na fé, Timótio: ´´ Sabe, porém, isto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeição natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder ( 2 Tm 3. 1-5).


Como ser pai sem perder a pose

Muitos jovens casam-se, hoje em dia, sem estarem devidamente preparados para a vida a dois.Casam-se para ficarem livres dos pais, para alcançarem uma pretensa independência, para legalizarem uma vida sexual ativa que se vive escondidamente, para tantos fins menos nobres e, no decorrer dos dias, é que vão deparando com as questões mais pertinentes à vida de um casal. Vários destes jovens já entraram para o casamento, trazendo um filho na barriga ou mesmo já nascido. Como vão educar uma criança se não aprenderam a cuidar de si mesmos? Por conta dessa má preparação para a paternidade ou a maternidade, sofre-se uma inadequação a este novo papel social que se tem de assumir, quando chega uma criança no lar.

E como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, muitas vezes são as crianças que sofrem nas mãos desses pais. Pais embrutecidos pelos problemas da vida, que descarregam sobre a inocente criaça suas frustrações e seus recalques. Diante de uma situação destas, vale o conselho de Paulo:´´E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor``( Ef 6.4).

Nesta advertência paulina vamos encontrar o reconhecimento de uma situação muito comum nos lares: há pais que são mestres em provocar a ira a seus filhos. Como fazem isso? Vivendo de forma a não se dar ao respeito, a não preservar a sua condição de pai e a autoridade inerente ao seu posto.

Provocar a ira aos filhos pode ser objetiva como: responder mal; não dar a atenção requerida; não respeitar o conjuge e assim despertar a revolta; dentre outros casos, mas, pode ser também indireta como:ser irresponsável e não contribuir para a boa formação do caráter e do futuro do filho,ou mesmo prejudicar os seus sonhos por meio de comportamentos inadequados.

Ser pai não é sinônimode sisudez,endurecimento,dura cerviz, formalidade.Pode-se ser um bom pai e ainda assim ser amigo, leal, brincalhão,recreativo. Pode-se e deve-se exercer a disciplina com autoridade e nem por isso se perderá a simpatia e a amizade do filho.Toda criança sabe quando erra e quando está a merecer um castigo. Saber aplicá-lo na dose certa, e na hora certa com amor, será muito benéfico para a formação do seu caráter. Como diz, (Pv 13.24). E o filho sabe disso.

Pais, já falou para seus filhos o quanto você o ama? Então faça isso agora.










quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Evangelismo Estratégico

Ministério de Teatral: Peça A Chance!

Evangelizando com Impacto!

Esta Peça foi realizada na comunidade do Dick em Vilar dos Teles.

Teve Um Grande impacto nas Vidas Que estiveram naquele lugar.
Preparação para o evangelismo, o pessoal estava muito engraçado, quem olhasse parecia até que não era algo sério, só que cada vida aqui estava consciente de seu propósito como evangelista, nos entramos na comunidade promovendo um apitasso, tirado todos para fora e conduzidos até um ponto estratégicos e ali foi apresentada a peça a Chance ! Foi muito Bom

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A inveja é destruidora



Pr. João da Cruz Parente

INVEJA: Sentimento de rancor e ciúme em direção a outros por causa de seus bens ou boas qualidades. (dib)

A INVEJA É AMARGA

MAS, SE TENDES AMARGA INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO EM VOSSO CORAÇÃO, NÃO VOS GLORIEIS, NEM MINTAIS CONTRA A VERDADE. - ESSA NÃO É A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO, MAS É TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA.

Tiago 3. 14,15 (arc)

A amarga inveja e o sentimento faccioso são inspirados pelo diabo. É fácil sermos atraídos por desejos errados devido às pressões da sociedade, e, às vezes, até mesmo devido a cristãos bem intencionados. Se não forem bem entendidos e trabalhados, conselhos como “Faça valer os seus direitos”, “Persiga seus objetivos”, “Fixe metas elevadas”, podem nos levar à cobiça e à competitividade destrutiva. Buscar a sabedoria de Deus nos livra da necessidade de nos compararmos aos outros e de cobiçarmos aquilo que eles têm. (beap)

A INVEJA É UM MONSTRO

COMPORTEMO-NOS COM DECÊNCIA, COMO QUEM AGE À LUZ DO DIA, NÃO EM ORGIAS E BEBEDEIRAS, NÃO EM IMORALIDADE SEXUAL E DEPRAVAÇÃO, NÃO EM DESAVENÇA E INVEJA.

Romanos 13.13 (nvi)

Essa emoção, que algumas traduções traduzem por “invejas”, sempre será destrutiva, e, na linguagem simbólica moderna tem sido mui acertadamente caracterizada como um “monstro”. Pode ocorrer entre duas pessoas particulares, ou pode assumir um caráter “público”, quando ocorrem as “divisões” ou facções dentro de uma igreja ou dentro de uma sociedade qualquer. (nti)

A INVEJA DESTRÓI

O RESSENTIMENTO MATA O INSENSATO, E A INVEJA DESTRÓI O TOLO.

Jó 5. 2 (nvi)

Evite ressentimento, recusa de perdão e inveja. Creia que estas atitudes são destrutivas para você. (bep)

NÃO SE CONTAMINE COM A INVEJA

PORQUE DO INTERIOR DO CORAÇÃO DOS HOMENS SAEM OS MAUS PENSAMENTOS, OS ADULTÉRIOS, AS PROSTITUIÇÕES, OS HOMICÍDIOS, - OS FURTOS, A AVAREZA, AS MALDADES, O ENGANO, A DISSOLUÇÃO, A INVEJA, A BLASFÊMIA, A SOBERBA, A LOUCURA. – TODOS ESTES MALES PROCEDEM DE DENTRO E CONTAMINAM O HOMEM.

Marcos 7. 21-23 (arc)

O pecado começa a ser concebido com um simples pensamento. Permitir que nossa mente acolha cobiça, INVEJA ódio ou vingança nos levará a pecar. Não se contamine focalizando o pecado; antes, siga o conselho de Paulo em Filipenses 4.8: pense apenas no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e em tudo o que é de boa fama. (beap)

NÃO TENHA INVEJA DOS ÍMPIOS

NÃO TE INDIGNES POR CAUSA DOS MALFEITORES, NEM TENHAS INVEJA DOS QUE PRATICAM A INIQÜIDADE.

Salmos 37. 1 (arc)

Jamais devemos invejar os ímpios, embora alguns deles possam ser extremamente populares ou excessivamente ricos. Não importa quanto tenham, definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Aqueles que seguem a Deus não vivem como os ímpios, por isso, herdarão tesouros no céu. O que um incrédulo adquire na terra pode durar toda a vida dele aqui, mas o que você alcança seguindo a Deus durará para sempre. (beap)

NÃO TENHA INVEJA DO SUCESSO DE OUTROS

E, NO SÁBADO SEGUINTE, AJUNTOU-SE QUASE TODA A CIDADE A OUVIR A PALAVRA DE DEUS. – ENTÃO, OS JUDEUS, VENDO A MULTIDÃO, ENCHERAM-SE DE INVEJA E, BLASFEMANDO, CONTRADIZIAM O QUE PAULO DIZIA.

Atos 13. 44,45 (arc)

Os líderes judeus indubitavelmente trouxeram à tona argumentos teológicos contra Paulo e Barnabé, mas Lucas nos contou qual era a verdadeira razão da hostilidade dos judeus: a inveja. Quando vemos outros alcançando o sucesso, e não o alcançamos nem recebemos o reconhecimento que almejamos, é difícil nos regozijarmos com eles. A inveja é nossa reação natural. Mas como é trágico quando nossos sentimentos de inveja tentam nos impedir de fazer a obra de Deus. Se a obra é de Deus, regozije-se; não importa quem a esteja fazendo. (beap)

NÃO COBICE, NÃO INVEJE

NÃO SEJAMOS COBIÇOSOS DE VANGLÓRIAS, IRRITANDO-NOS UNS AOS OUTROS, INVEJANDO-NOS UNS AOS OUTROS.

Gálatas 5.26 (arc)

Todos nós precisamos de uma certa dose de aprovação dos outros. Mas aqueles que se distanciam de seu caminho, a fim de assegurar honras ou alcançar a popularidade perante os outros, tornam-se convencidos e mostram que não estão obedecendo à orientação do Espírito Santo. Aqueles que procuram a aprovação de Deus não precisam invejar ninguém, porque somos seus filhos e temos o Espírito Santo como a amorosa garantia dessa aprovação. (beap)

CONCLUSÃO:

A INVEJA é uma das maiores demonstrações de mesquinharia humana, causada pela queda no pecado. Os invejosos chegam a fazer campanhas de perseguição contra suas vítimas, as quais, na maioria das vezes, não têm qualquer culpa por haverem despertado tal sentimento nos invejosos. Geralmente os mal-sucedidos têm inveja dos bem-sucedidos. Essa é uma tentativa distorcida para compensar pelo fracasso, glorificando ao próprio “eu” e procurando enxovalhar a pessoa invejada. Está baseada, portanto, na mais pura carnalidade. Muitas vítimas da inveja já descobriram que a melhor maneira de evitar o invejoso é fugir dele. Uma pessoa bem-sucedida não pode abandonar o seu sucesso, somente para satisfazer o invejoso, tornando-se um fracassado como ele. (ati)

Pare e Pense!

Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping?

Não é engraçado como uma hora é tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol.

Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?

Não é engraçado sentirmos tanto sono ao ler um capítulo da Bíblia mas é fácil ler 100 páginas do último romance de sucesso?

Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da igreja?

Não é engraçado como precisamos de 2 ou 3 semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?

Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar e como é fácil aprender e contar a última fofoca?

Não engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia?

Não é engraçado como todo mundo quer ser salvo desde que não tenha que acredita, dizer ou fazer nada?

Não é engraçado como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando recebemos mensagens sobre DEUS não reenviamos para ninguém?

NÃO É ENGRAÇADO? Você está pensando?

Não é engraçado que quando você for repassar esta mensagem você vai excluir um monte de gente que você acha que não acredita em nada?

Não é engraçado?
Não, não é engraçado, é triste!
PRECISAMOS TER MAIS INTIMIDADE COM DEUS!!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A fábula da águia e da galinha


"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.

- Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:

- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não, tornou a insistir o naturalista. - Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.

O camponês sorriu e voltou a carga:

- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

- Não, respondeu firmemente o naturalista. - Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e
dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas.

Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.

Voou. E nunca mais retornou."

Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos
que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.” autor: Leonardo Boff

terça-feira, 6 de outubro de 2009

momentos de reflexão

A Importância do perdão
O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado: - Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele. Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar: - O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola. O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo: - Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta: - Filho como está se sentindo agora? - Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala: - Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa. O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente: - Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos. Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras; Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações; Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos; Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter; Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destin

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MOMENTOS DE REFLEXÃO

VASOS QUEBRADOS

Era uma vez um depósito de vasos quebrados.

Ninguém se importava com eles. Eles mesmos não se importavam por estar quebrados, ao contrário, quanto mais quebrados ficavam, mais eram respeitados pelos outros.

Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado.
Justo ele, que tinha uma necessidade miserável de ser aceito.

Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, não deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, também foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, não adiantou.

Resolveu, então, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, até um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ninguém tinha força bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho.

E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados.

Ficou feliz, realizado, mas, não por muito tempo, pois, logo começou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados.

Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaços que voltou ao pó.

E deixou de ser vaso!


Fonte: Pr Ronaldo Alves Franco


Não vos enganeis. As más companhias
corrompem os bons costumes.

I Coríntios 15.33

Congresso de louvor e adoração
Um novo tempo

Livres para adorar ,Livres para gerar !
com participação de;

Ministerio Apacentar de Jacarepagua ,
Ministerio Unção Agape,
Ministerio Deixa me tocar ,
Ministerio Sarando a Terra Ferida e
Hemersom (ex integrande da banda Pique Novo)

entrada franca
realização

Esse envento será na Comunidade Evangelica Marca de Cristo.
Av. Brás de Pina 874 Pça do Carmo, Vila da Penha-RJ

quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Louvor de adoração ao nosso Deus.

Vidas foram resgatadas o império das trevas

Pessoas envolvidas com o tráfico se renderam ao Senhor

Obrigado Jesus!!!!

translate

Itamaraty monta esquema especial para atender às familias que têm parentes no Chile

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails